A 27ª edição do Festival do Rio, que será realizada entre os dias 2 e 12 de outubro, está com inscrições abertas para a Première Brasil até o dia 1º de junho. Podem se inscrever longas e curtas de ficção, documentários e animações, por meio deste formulário.
Podem participar filmes finalizados em 2024 ou 2025, com produtoras brasileiras majoritárias e que não tenham sido explorados comercialmente por qualquer mídia no território brasileiro. Confira o regulamento completo aqui.
Os títulos selecionados vão integrar mostras competitivas e não competitivas. As produções em competição concorrem ao Troféu Redentor, na seleção principal da Première Brasil, ou na Première Brasil: Novos Rumos.
Sobre a Première Brasil
Com quase três décadas de tradição, a Première Brasil é o espaço onde diferentes gerações de realizadores(as) se encontram com o público, com demais profissionais do audiovisual e com a crítica.
Sua programação valoriza narrativas e reflexões plurais, representações potentes da realidade brasileira e propostas estéticas instigantes que enriquecem as discussões sobre a linguagem cinematográfica.
Desde sua criação, a mostra tem revelado novos nomes e celebrado profissionais consagrados. Entre os vencedores do Troféu Redentor, estão figuras como Lúcia Murat, Kleber Mendonça Filho, Karim Aïnouz, Wagner Moura, Grace Passô, Leandra Leal, Gabriel Mascaro, Juliana Rojas, Carolina Markowicz e muitos outros expoentes que vêm ajudando a escrever a história do cinema brasileiro contemporâneo.
Desde 1999, ano de estreia do Festival do Rio, a Première Brasil já exibiu mais de 1.300 filmes, reunindo títulos como “O Som ao Redor”, “Boi Neon”, “As Boas Maneiras” e “O Céu de Suely”, para citar alguns dos muitos longas que conquistaram o Troféu Redentor e se tornaram referências fundamentais da cinematografia nacional recente.
Sobre o Festival do Rio
O Festival do Rio é um dos grandes encontros audiovisuais da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos mais de 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros festivais.
Formador de público e de mão de obra, o Festival do Rio também já capacitou milhares de profissionais. Anualmente, o evento reúne diversas mostras temáticas e sessões populares.
